marketing natura
INTRODUÇÃO
Para a realização e o estudo de estratégias de marketing escolhemos a empresa Natura, que há mais de quarenta anos está no mercado atendendo os seus consumidores e superando as suas expectativas, principalmente com o compromisso de qualidade.
Hoje em dia, a empresa alcançou o posto de um dos maiores fabricantes brasileiros de cosméticos, produtos de higiene e perfumaria, ficando assim, cada dia mais reconhecida.
A linha de produtos escolhida foi a Mamãe e Bebê, lançada em 1993, é uma linha de produtos para higiene pessoal que foi especialmente desenvolvida para afirmar o valor do vínculo existente entre mãe e filho, que se inicia na gravidez, reforçando a importância desse relacionamento na formação da personalidade e na contribuição para a felicidade.
O objetivo é analisar a empresa, e a linha de produtos escolhida de acordo com as estratégias de marketing, desde ambiente interno da empresa, ambiente externo, microambiente e macroambiente, e finalizando com a matriz SWOT e as estratégias dos 4 P’s que julgamos importantes.
1.0 Sobre a Empresa: Natura
A marca Natura, que virou sinônimo de cosméticos no Brasil, foi fundada em 1969 por Antonio Luiz Seabra, como um laboratório e uma pequena loja de cosméticos, situada na Rua Oscar Freire, em São Paulo. Nela, Seabra e apenas sete funcionários vendiam seus produtos e prestavam consultoria de beleza aos usuários da marca. Foi atendendo e conversando com seus clientes que eles constataram o potencial transformador dos cosméticos, visto que o ato de tratar da pele é a expressão de autoestima do indivíduo. A marca foi lançada baseada na qualidade dos seus produtos, e também na força do conceito de ajudar as pessoas a se conhecerem melhor e a serem mais felizes. A Natura era movida pela paixão do produto cosmético como importante veículo de autoconhecimento e percepção e seu poder de transformação na vida das pessoas.
Agora com quatro décadas de existência, a Natura alcançou uma posição