Marketing Ecológico Natura
O marketing Institucional voltado para o Ecológico visa enfocar as necessidades dos consumidores ecologicamente conscientes para a criação de uma sociedade sustentável. Este tipo de Marketing é representado pelos esforços das organizações em satisfazer as expectativas dos consumidores de produtos que determinem menores impactos ambientais ao longo do seu ciclo de vida, desde a produção até o descarte.
Marketing Ecológico
Conceito
Nas últimas décadas a humanidade começou a refletir sobre o impacto ambiental que milhares de anos do progresso industrial e social desencadearam. A escassez de recursos naturais e a imensa quantidade de lixo despertaram a atenção para a responsabilidade ambiental, em todas as áreas desde o uso consciente da água até o movimento de preservação do meio ambiente.
Nesse cenário nasceu o marketing ambiental, também chamado de marketing ecológico e marketing verde. Existem algumas teorias da sua criação, a mais citada refere-se ao início da década de 70 em que começou a crescer o movimento ambientalista com a criação de organizações não-governamentais, que são as ONG’s, como o Greenpeace.
A cadeia produtiva A cadeia produtiva ecologicamente responsável utiliza-se de ferramentas de controle como certificações ambientais, como o ISO 14000, e os selos de garantia ecológica que afirmam a procedência dos materiais utilizados na fabricação dos produtos e nos seus processos.
O governo tem sua função como criador da legislação e aplicador de sanções aos infratores. Já as ONGs, com o seu poder de influência e mídia, são os fiscalizadores e investigadores do cliente. Elas, junto com a comunidade, têm a função de conscientizar o consumidor final sobre as empresas e seus produtos no mercado.
A empresa e seus processos
Implantar um sistema de gestão ambiental deixa de ser apenas uma estratégia de vantagem competitiva. A introdução de novos processos e tecnologias em relação a qualidade ambiental resultam