TRABALHO RUI GARCIA
3.1 O perfil do profissional em Turismo/Hotelaria e o desenvolvimento profissional – aspectos gerais:
a) Mercado de trabalho: principais segmentos.
Agencias de Turismos;
Departamento Nacional – Responsável pela parte dos produtos nacionais da agência de viagens, cuida dos contatos com hotéis, resorts, receptivos e tudo o mais que estiver dentro do âmbito nacional.
Departamento Internacional – Responsável pela parte dos produtos internacionais da agência de viagens, cuida dos contatos com hotéis, resorts, receptivos e tudo o mais que estiver dentro do âmbito internacional.
Emissão – Neste departamento são impressos os vouchers, passagens e quaisquer outros documentos necessários para a sua viagem (desde que estes documentos sejam de responsabilidade da agência de viagens, ou seja, não tem como tirar passaporte, vistos) . Estes documentos são a sua garantia de que contratou e tem direito de usufruir dos serviços. Este departamento pode também ser subdivido em aéreo/voucher, entre outros.
Vendas – Talvez o mais importante departamento de uma agência de viagens, o departamento de vendas é onde são fechados os negócios, e a parte da empresa que terá um relacionamento direto com os clientes.
Financeiro – Onde é movimentado o dinheiro da agência de viagens, em relação a pagamento de funcionários, comissionamento, despesas simples (luz, água), hotéis, resorts, receptivos e também recebimento do mesmo (lembrando que a maioria das transações são feitas via telefone ou internet, não tendo assim montantes de dinheiro na sede física de qualquer agência).
Marketing – É o departamento que tenta atrair potenciais consumidores para a agência de viagens, através de diversas estratégias.
Hotelaria;
Gerenciar estabelecimentos hoteleiros e turísticos.
Administrar as finanças e reservas desses estabelecimentos.
Elaborar o quadro de funcionários.
Supervisionar os fornecedores, bem como a entrega de materiais