57643336789
753 palavras
4 páginas
TECPUC - CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE IRMÃO MÁRIO CRISTÓVÃOECOLOGISMO
CURITIBA
JULHO/2013
TECPUC - CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE IRMÃO MÁRIO CRISTÓVÃO
ECOLOGISMO
Trabalho acadêmico apresentado como requisito à obtenção de nota parcial do 1º bimestre na disciplina de Planejamento de Marketing do curso de Administração de Empresa do TECPUC - Centro de Educação Profissionalizante Irmão Mário Cristóvão.
Turma: 2ºb
Orientadora: Prof. paulo
CURITIBA
JULHO/2013
SUMÁRIO
1. CONCEITO DE MARKETING ECOLÓGICO
O termo marketing verde, ecológico ou ambiental, surgiu nos anos setenta, quando a AMA (American Marketing Association) realizou um Workshop com a intenção de discutir o impacto do marketing sobre o meio ambiente. Após esse evento o Marketing Ecológico foi assim definido: “O estudo dos aspectos positivos e negativos das atividades de Marketing em relação à poluição, ao esgotamento de energia e ao esgotamento dos recursos não renováveis.” Posteriormente, o marketing ambiental também foi discutido por Kotler que o definiu como sendo: “(...) um movimento das empresas para criarem e colocarem no mercado produtos ambientalmente responsáveis em relação ao meio ambiente”. Polanski, autor de várias obras sobre o tema, propõe um conceito para o marketing verde, que ele próprio considera como sendo o conceito mais abrangente: “Marketing Verde ou Ambiental consiste em todas as atividades desenvolvidas para gerar e facilitar quaisquer trocas com a intenção de satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores, desde que a satisfação de tais desejos e necessidades ocorra com o mínimo de impacto negativo sobre o meio ambiente.”.
O marketing ecológico consiste, portanto, na prática de todas aquelas atividades inerentes ao marketing, porém, incorporando a preocupação ambiental e contribuindo