Pesquisa Sobre Cern
A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (em francês: Organisation Européenne pour la Recherche Nucléaire), conhecida como CERN (antigo acrônimo para Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire) , é o maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado na região noroeste de Genebra, na fronteira Franco-Suíça. Criado em 1954[ ]a organização tem vinte Estados membros e é em 2010 tinha um efectivo de aproximadamente 2 400 funcionários em tempo integral assim como mais de 11 000[] cientistas e engenheiros (representando 580 universidades e centros de pesquisa e 80 nacionalidades).
A sede da organização se econtra em Meyrin, existe um grande centro de informática contendo instalações de processamento de dados muito poderosas que de princípio servia para a análise de dados experimentais, mas actualmente, e devido à enormidade de dados recolhidos diariamente pelo LHC, é o Tier 0 da Grelha de cálculo LHC (LCG), para pôr esses dados à disposição dos outros pesquisadores que historicamente tem sido (e continua a ser) um hub de rede de longa distância.
Membros fundadores
Os doze países fundadores do CERN em 1954 foram (Em azul no mapa acima) Bélgica Dinamarca Alemanha (então Alemanha ocidental) França Grécia Itália Noruega Suécia
Suíça
Países Baixos Reino Unido
Iugoslávia
Membros posteriores
Desde a sua fundação, o CERN tem aceito, regularmente, novos membros. Todos os novos membros permanecem na organização continuamente desde a sua aceitação, excepto Espanha, que aderiu em 1961, retirou-se oito anos mais tarde, e entrou novamente em 1983. Os atuais membros do CERN são (em verde na mapa acima):
:
Áustria aderiu em 1959, elevando o número total de membros para 13. Depois de uma resolução do ministério da ciência austríaco de 9 de maio de 2009, a Áustria decidiu que vai se retirar do CERN até o fim de 2010.
Iugoslávia retirada em 1961 (12 membros) Espanha aderiu em 1961 (aumentando assim o número de estados