CERN
Criado em 19541 a organização tem vinte Estados membros e é em 2010 tinha um efectivo de aproximadamente 2 400 funcionários em tempo integral assim como mais de 11 0002 cientistas e engenheiros (representando 580 universidades e centros de pesquisa e 80 nacionalidades).
As contribuições dos Estados-Membros do CERN para o ano de 2011 totalizaram 1 130 milhões de francos suíços
Desenvolvido com aproveitamento constante das infra-estruturas pré-existentes o CERN possui os equipamentos necessários para a pesquisa de alta energia física pelo que vários experimentos têm sido construídos por colaborações internacionais.
No CERN, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, físicos e engenheiros estão investigando a estrutura fundamental do universo. Eles usam instrumentos científicos maiores e mais complexos do mundo para estudar os componentes básicos da matéria - as partículas fundamentais. As partículas são feitas a colidir em conjunto perto da velocidade da luz. O processo dá os físicos pistas sobre como as partículas interagem, e fornece insights sobre as leis fundamentais da natureza.
Os instrumentos utilizados no CERN são construídos de propósito aceleradores de partículas e detectores . Aceleradores de feixes de partículas impulsionar a altas energias antes de as vigas são feitas a colidir umas com as outras ou com alvos estacionários.Detectores de observar e registrar os resultados dessas colisões.
Fundada em 1954, o laboratório CERN senta-se montado na fronteira franco-suíça, perto de Genebra. Foi uma das primeiras joint ventures da Europa e agora tem 21Estados membros .
História
Origem do CERN
Depois da II Guerra