Cern aceleradores de particulas
foto AFP
Acelerador de partículas do CERN atingiu velocidade recorde
CERN bateu recorde do laboratório em Chicago O grande acelerador de partículas (LHC) "tornou-se hoje o acelerador de partículas mais poderoso do mundo, ao impelir os seus dois feixes de protões a uma energia de 1,18 teraelectrão-volt (TeV) esta manhã", explicou o Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) em comunicado.
Até hoje, o recorde era detido por um dos concorrentes do CERN, o Fermilab de Chicago, nos Estados Unidos, que conseguiu atingir uma velocidade de 0,98 TeV em 2001.
"É fantástico", congratulou-se o director geral do CERN, Rolf Heuer. "Mas vamos continuar a proceder por etapas porque há ainda muito a fazer antes de começarmos a fazer física em 2010", acrescentou.
O objectivo do LHC é criar condições para a colisão de protões a uma velocidade próxima da luz e assim simular os primeiros milésimos de segundo do Universo, há cerca de 13,7 mil milhões de anos, no que será a maior experiência científica do século.
A estrutura foi reactivada a 20 de Novembro, após 14 meses de paragem devido a uma avaria grave provocada por uma ligação eléctrica defeituosa, tendo as primeiras colisões ocorrido três dias depois.
Ler Artigo Completo (Pág.1/2) Página seguinte
> Mais Educação
> Mais de 2400 bolsas de doutoramento para investigação até 2018
> União Africana lançou campanha contra casamento infantil em África
> Bastonária alerta para "colapso judicial" a partir de setembro
> Em cada turma de 30 alunos, seis têm problemas psicológicos
> Risco de pobreza das crianças acentuou-se em 2012
> Ordem acusa tutela de pagar o dobro a médicos cubanos
> Baião vai ter bailarinas e mais prémios aos domingos
> PS critica fecho de escolas e diz não estar garantido que alunos mudem para melhor
> Bispo de