trabalho de geografia
O sensoriamento remoto é uma tecnologia de obtenção de imagens e dados da superfície terrestre através da captação e registro da energia refletida/emitida pela superfície sem que haja contato físico entre o sensor e a superfícieestudada (por isso é chamado de remoto).
_funções das imagens de satélite
Alguns satélites permanecem a 800 km de altitude; outros, a uma altitude de 37.000 km. Alguns deles, chamados de geoestacionários, giram com a mesma velocidade da Terra e, portanto, estão sempre no mesmo ponto no espaço para quem os observa a partir da superfície do planeta. Eles podem transmitir informações em tempo real para quase metade do planeta. Vários deles fornecem imagens a cada meia hora, permitindo observar a evolução de frentes frias e quentes, bem como a formação de tufões e furacões.
_sistema de posicionamento global
O Sistema de Posicionamento Global (GPS) é um serviço de propriedade EUA que fornece aos usuários informações sobre posicionamento, navegação e cronometria. Este sistema é composto por três segmentos: um segmento espacial, o segmento de controlo eo segmento do utilizador. A Força Aérea dos Estados Unidos desenvolve, mantém e opera nos segmentos de espaço e controle.
_Satélites brasileiros
O Programa Espacial Brasileiro começou em 1979, com a Missão Espacial Completa Brasileira (MECB). Os satélites desenvolvidos dentro desse programa foram os SCD-1 e 2 (Satélite de Coleta da Dados), lançados, respectivamente, em 1993 e 1998. Além disso, Brasil e China assinaram, em julho de 1988, um acordo de cooperação para o desenvolvimento do projeto conhecido como Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (Cbers), cuja função é imagear a Terra.