atps
Para conseguir atender novos desafios da estrutura houve uma grande necessidade no desenvolvimento dos empregados, a fim de prepará-los para compreender a estrutura na qual iria começar a trabalhar. Diversos elementos são responsáveis pela flexibilidade nas organizações, entre eles: Automação, controle de qualidade, informática, sistema participativo, terceirização, entre outros. A preparação dos trabalhadores permite a implantação da gestão e organização horizontal nas organizações. Uma das inovações da administração participativa é a criação de grupos semi-autônomos de trabalho.
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO HORIZONTAL
As PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Observadas nesse tipo de organização são a quebra das vias de comunicação entre departamentos.
As empresas orientadas apresentam uma estrutura horizontalizada buscando o foco no cliente que é a sua principal característica, atuando assim sob uma estrutura matricial, onde os gerentes hierárquicos são substituídos pelos “donos” dos processos os quais operam com autonomia e responsabilidade por todo o processo, independente da estrutura hierárquica.
VANTAGENS
As vantagens para a empresa por exemplo, é o impacto de um programa bem concebido para minimizar os conflitos de forma eficaz e eficiente ao cliente. A identificação precoce de problemas no processo é uma ferramenta de feedback, que ajuda a controlar estes problemas. Este mecanismo facilita o fluxo contínuo de informações estratégicas entre os departamentos. A empresa pode explorar plenamente o potencial da estrutura de organização horizontal. Quando implementado corretamente, a estrutura organizacional horizontal promete o dividendo de uma organização enxuta e sensível com uma melhor coordenação dos esforços ao longo do processo de produção, ciclos de decisão mais ágil e as economias de uma forma mais eficaz, a estrutura organizacional mais plana.
APLICAÇÕES
Para conseguir atender novos desafios da estrutura houve uma grande necessidade no