cern
UNIP
ELETRICIDADE BÁSICA
CERN
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP
ELETRICIDADE BÁSICA
CERN
São Paulo
2014
CERN
“Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire” Conselho Europeu para a Pesquisa Nuclear
Fundada em 1954 é o maior laboratório de física de partículas do mundo, situa-se na fronteira Franco-Suíça, perto de Genebra. Atualmente tem 21 Estados membros.
No inicio o principal objetivo era o estudo do interior do Átomo foi a partir disso que surgiu a palavra “Nuclear”.
Hoje tem como prioridade o estudo dos constituintes da matéria e das forças que atuam entre eles.
Desde os anos de 1970 os físicos do CERN usam poderosos aceleradores e detectores do modelo padrão. Esses estudos avançados estão ajudando na descoberta e prevenção de fenômenos.
Experimentos
Complexo de aceleradores O complexo de aceleradores do CERN consiste em um conjunto de maquinas que aceleram partículas de energia cada vez maiores. O CERN tem um amplo leque no campo de pesquisa e experiências. As experiências têm como finalidade investigar a física de raios cósmicos a supersimetria. Para fazer essas pesquisas o laboratório utiliza diversos equipamentos próprios que é o caso do Large Handron Collider (LHC).
Large Hadron Collider – LHC O LHC é o maior e mais poderoso do mundo acelerador de partículas. Consiste de um anel de 27 km de imas supercondutores com uma serie de estruturas de aceleração para aumentar a energia ao longo do caminho. Dentro do LHC existem quatro detectores de colisão – ALICE, ATLAS, CMS e LHCB, onde a energia total no ponto de colisão é igual a 8 TeV( Teraeletron- Volts). Os feixes de partículas de alta energia viajam na velocidade da luz e em direções opostas antes que se choquem, as partículas viajam pelo tubo do anel acelerador por um forte campo magnético mantido por eletroímãs supercondutores. Milhares de