Marx
Estudar sociologia é uma forma de entender as relações entre os seres humanos e as razões que os levam aos conflitos dentro da sociedade e esta disciplina marca uma mudança na maneira de se pensar a realidade social.
Capitulo 1
Sociólogo e político brasileiro nascido na cidade de São Paulo, (SP), considerado o fundador da sociologia crítica no Brasil. Iniciou sua formação primária no Grupo Escolar Maria José, em Bela Vista, São Paulo (1926), fez o Tiro de Guerra (1936) e o Curso Madureza no Ginásio Riachuelo em São João da Boa Vista, São Paulo (1938-1940 e licenciou-se na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras na Universidade de São Paulo-USP (1943), ano em que escreveu seu primeiro artigo para o jornal O Estado de São Paulo, intitulado O Negro na Tradição Oral). Casou-se com Myriam Rodrigues Fernandes, com quem teve seis filhos (1944) e tornou-se assistente do Professor Fernando de Azevedo na cadeira de Sociologia II (1944).
Capitulo 2
Por toda a sua obra, Florestan Fernandes é considerado o fundador da Sociologia Crítica no Brasil. Em suas produções, preocupa-se com reflexões e pensamentos que questionam a realidade social e coletiva de diversos temas como: a problemática indígena, a escravatura, a abolição, a educação e a sociedade, o folclore e a cultura, a Revolução Burguesa e a Revolução Socialista.
Capitulo 3
Filho de uma migrante portuguesa que trabalhava como empregada doméstica na cidade de São Paulo, o “menino de rua” tornou-se o criador da sociologia crítica e militante, sendo reconhecido mundialmente pela sua contribuição científica e militância política. Os trabalhos que realizou na infância foram determinantes para sua formação humana. À discriminação da aristocracia acadêmica respondeu com o rigor nos estudos. Mestre em Antropologia e Doutor em Sociologia, Florestan Fernandes incorporou o marxismo no trabalho e a sociologia moderna conquistou, por seu intermédio,