Vanguardas
Cubismo: O Cubismo é um movimento artístico que tratava as formas da naturaza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas. O cubismo rompeu os padrões estéticos que primavam pela perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza.
O movimento cubista evoluiu constantemente em três fases:
Cubismo pré-analítico - "preparação" para o cubismo, onde as primeiras características surgem.
Cubismo analítico - que se caracterizava pela desestruturação da obra, pela decomposição de suas partes constitutivas;
Cubismo sintético - foi uma reação ao cubismo analítico, que tentava tornar as figuras novamente reconhecíveis, como colando pequenos pedaços de jornal e letras.
Características:
- Utilização de figuras geométricas;
- Descreve natureza morta com poucas cores, fazendo contrastes com o claro e com o escuro com sombras carregadas;
- Não e utilizada a perspectiva, os desenho dominado por figuras geométricas são sobrepostos.
Principais artistas:
Pablo Picasso
Em 1907, com a obra Les Demoiselles d’Avignon começa a elaborar a estética cubista que, como vimos anteriormente, se fundamenta na destruição de harmonia clássica das figuras e na decomposição da realidade.
Surrealismo: O Surrealismo foi um movimento artístico e literário surgido primariamente em Paris dos anos 20, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo, reunindo artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo e posteriormente expandido para outros países. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939), o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa.
Seus representantes mais conhecidos são Max Ernst, René Magritte, Joan Miró e Salvador Dalí no campo das artes plásticas, André Breton na literatura e Luis Buñuel no cinema.
Características do