Filosofia
Atenas era uma cidade comercial, cosmopolita, cheia de viajantes, navegantes, sábios, era uma cidade muito filosófica.
Atenas criou a Democracia ocidental, hoje a nossa democracia tem um pouco da Democracia ateniense, pelo menos nos seus princípios fundamentais.
A primeira lição que os atenienses nos dá é as corriqueiras disputas entre elites, sabemos que muitas vezes as elites divergentes usam as massas populares para tomar o poder, e é oque aconteceu em Atenas.
Tradicionalmente somente os eupátridas que eram os nobres, tinham os direitos políticos na cidade, mas com o tempo outra classe foi se enriquecendo, era a classe dos metécos, eles enriqueciam do comercio, enquanto os eupátridas tinham fortunas acumuladas de família que eram provenientes da agricultura, pois eles eram os donos das terras Atenienses.
Então com o tempo os metécos se enriqueceram e começavam exigir os seus direitos políticos, essa classe de comerciantes chega ao ponto de contratar tropas mercenárias para fazer guerras contra os eupátridas, muitas vezes contratavam tropas Espartanas já que os Espartanos gostavam de conflitos e pensavam que entrar em guerra por dinheiro era bom para aperfeiçoar o exercito.
Essa briga entre eupátridas e metécos vai iniciar o processo de mudanças politicas na cidade de Atenas.
A primeira grande mudança ocorre por volta do ano de 620 ac por um legislador chamado Drácon, que escreve as leis atenienses e cria o código Draconiano, era um código bastante rigoroso que explicitava os direitos e deveres dos Atenienses, ou seja, ele escreveu as leis para que os julgamentos em Atenas fosse facilitados.
Alguns anos depois em 594 ac, assume o comando da cidade de Atenas um outro legislador chamado Sólon, que trouxe importantes inovações, a primeira inovação foi o fim das vendetas, que eram brigas de família que nunca terminavam, uma família brigando com a outra, então Sólon estabelece que o poder de punição de vingança vai ser dado aos