Hereditaredade em relação ao sexo
995 palavras
4 páginas
Universidade de BrasíliaFaculdade de Tecnologia
Departamento de Engenharia Florestal
Disciplina: Genética e Melhoramento Florestal
Professor: Ildeu Soares Martins
Período: 2º/2012
Exercício sobre hereditariedade em relação ao sexo
BRASÍLIA – DF
2012
Questão 1
Cromossomos sexuais: Nesse mecanismo os cromossomos sexuais que determinam o sexo do indivíduo, avaliando se é hétero ou homogamético ou quantos cromossomos sexuais o indivíduo apresenta. Na espécie humana, por exemplo, o cromossomo Y determina sexo masculino, que é heterogamético (XY), enquanto que a constituição cromossômica XX confere ao indivíduo o sex o feminino. No caso de insetos percevejos, gafanhotos e baratas o que determina o sexo é o número de cromossomos X, em que as fêmeas apresentam um número par de cromossomos em suas células somáticas e os machos um número ímpar.
Balanço gênico: esse mecanismo só é aplicável aos insetos do gênero Drosophila. Observou-se que em células somáticas havia um conjunto diploide de 8 cromossomos (2x = 8), em que as fêmeas apresentaram constituição cromossômica 2A + XX e os machos 2A + XY. Foi proposto com base em observações em tipos sexuais que a determinação do sexo em Drosophila fosse uma função de um índice sexual (IS), que é função do balanço entre cromossomos X e conjuntos autossomais.
IS = Nº cromossomos X/Nº cromossomos autossomais
Haplodiploidismo: É descrito para Hymenopteros (formigas, abelhas e vespas). O sexo masculino é definido pela condição haploide e o sexo feminino, pela diploide. Mas existe uma série de alelos múltiplos associados a esse sistema haplodiploide, representada da seguinte maneira, em abelhas: - Indivíduos resultantes de fertilização: - Heterozigotos (SiSj, para i ≠ j): fêmeas; - Homozigotos (SiSj, para i = j): machos; - Indivíduos não fertilizados serão machos hemizigóticos.
Efeito de genes: A determinação do sexo é mediada pela ação diferencial