CERN
A Organização Europeia para Pesquisa Nuclear conhecida como CERN (antigo acrônimo para Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire) é o maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado em HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Meyrin" \o "Meyrin" Meyrin, na região de Genebra, na fronteira Franco-Suíça.
Criado em 1954. A organização tem vinte Estados membros e em 2010 tinha um efetivo de aproximadamente 3000 funcionários em tempo integral assim como mais de 11 000 cientistas e engenheiros (representando 580 universidades e centros de pesquisa e 80 nacionalidades).
O CERN possui um grupo de trabalho responsável em projetar e construir máquinas complexas e assegurar o seu perfeito funcionamento. Eles ajudam na realização dos complexos experimentos, na análise e interpretação dos dados e realizam uma variedade de tarefas que vão surgindo segundo as necessidades para que tudo ocorra bem.
As pesquisas estão voltadas em responder a uma velha questão; Do que é composta a Matéria, e que forças a mantém unida ? Os Laboratórios fornecem grandes equipamentos, que são verdadeiras obras primas da ciência, para facilitar as pesquisas. São compostos de Aceleradores com os quais aceleramos partículas pequeníssimas numa velocidade muito próxima a da luz, e detectores que tornam as partículas "visíveis".
Uma das grandes descobertas:
Em 2012, cientistas do CERN confirmaram a existência do Bóson de Higgs, partícula teorizada há quase 50 anos. Ela explica como as outras partículas elementares, como elétrons e quarks, ganham massa. Além disso, a descoberta serve para confirmar o modelo padrão, que explica como todas as partículas interagem entre si para formar a matéria.
E.E.B. de Araranguá
Nome: Carolini da Silva Gonçalves
Série: 3º 02
Professor: Geison
CERN
Araranguá, 20 de Outubro de