aula gestão de sociedade
12
MULTICULTURALISMO E MERCADO
SUMÁRIO
12.1 Introdução
12.2 Multiculturalismo e Mercado.
Considerações finais
Bibliografia
2
3
4
4
|aula
Prof. Esp. Osvaldo José da Silva
Objetivo da aula
▪▪ Demonstrar a importância das culturas na organização das corporações.
12.1 Introdução
A cultura corresponde à identidade de um grupo social, de um povo ou de uma nação. A cultura pode ser material, como o arcabouço de construções físicas de produção e serviços no campo econômico de uma dada civilização no tempo e na história. A cultura pode ser imaterial, como as crenças, tradições, hábitos, costumes, música, alimentos, artes e as mais diversas formas de manifestações de um povo e os indivíduos que os compõe.
Padrões culturais, são definidos via de regra, como sendo os contornos adquiridos pelos elementos de uma cultura, as coincidências dos padrões individuais de conduta, manifestos pelos membros de uma sociedade, e que dão ao modo de vida coerência e continuidade de forma diferenciada.
O padrão resulta do agrupamento de complexos culturais de um interesse ou tema central do qual derivam o seu significado. O padrão de comportamento consiste em uma norma comportamental, estabelecida pelos membros de determinada cultura. Essa norma é relativamente homogênea, aceita pela sociedade, e reflete as maneiras de pensar, de agir e de sentir do grupo, assim como os objetos materiais correlatos.
O mercado capitalista utiliza a estratégia de separar o trabalho das outras atividades da vida e sujeitá-lo às leis do mercado, isto foi o mesmo que aniquilar todas as formas orgânicas da existência e substituí-las por um tipo diferente de organização, uma organização atomista e individualista.
Tal esquema de destruição foi ainda mais eficiente com a aplicação do princípio da liberdade de contrato. Na prática, isto significava que as organizações não contratuais de parentesco, vizinhança, profissão e credo teriam que ser