Marketing Mercadológico
Pretendemos apresentar nesse trabalho como o mundo corporativo vem se modificando e se adequando para atender as necessidades da sociedade e com isso solidificarem cada vez mais sua marca.
As empresas começaram a desenvolver atividades de responsabilidade social, devido às mudanças no mercado globalizado e como diferencial de competitividade. Definindo responsabilidade social de uma forma simples, seria conduzir os negócios da empresa de maneira ética visando o lucro, mas também propiciando o desenvolvimento social. Ou seja, atender simultaneamente os interesses dos diferentes públicos com os quais a empresa se inter-relaciona, sendo capaz de incorporá-los ao planejamento de suas atividades (INSTITUTO ETHOS, 2001). Atualmente, uma empresa que age com responsabilidade social, proporciona benefícios mútuos, tanto para a empresa como para a sociedade. Para o mundo corporativo, a idéia de que a empresa deve se envolver cada vez mais na comunidade em que esta situada e na sociedade como um todo, promovendo o desenvolvimento social, não é mais contestada, pois ao investir recursos em projetos que beneficiem o desenvolvimento social a empresa se torna sujeito do processo de transformação de nosso país.
1. CONCEITO DE AÇÃO SOCIAL
Diferenciação entre os termos Ação Social, Responsabilidade Social Empresarial ou Corporativa, Filantropia e Marketing Social.
Ação Social, em sociologia, diz respeito a qualquer ação que leva em consideração ações ou reações de outros indivíduos e é modificada se baseando nesses eventos.
Para entendermos se uma ação é social devemos prestar atenção no contexto em que ela ocorre. A mesma ação pode ora ser classificada como social, ora não. Tomemos o ato de escrever como exemplo. Escrever uma carta certamente é uma ação social, pois ao fazê-lo o agente tem esperança que a carta vai ser lida por alguém. Sua ação só terá significado enquanto envolver outra pessoa. No entanto escrever uma poesia, na