Marketing turístico: receptivo e emissivo: um roteiro estratégico para projetos mercadológicos públicos e privados
FICHAMENTO
Capítulo 8 do Livro de Gil Nuno Vaz “Marketing Turístico: Receptivo e Emissivo: um roteiro estratégico para projetos mercadológicos públicos e privados”.
Ana Carolina Leite
Recife
2013
Fichamento do Capítulo 8 do Livro de Gil Nuno Vaz “Marketing Turístico: Receptivo e Emissivo: um roteiro estratégico para projetos mercadológicos públicos e privados”.
Leitura: VAZ, Gil Nuno. Marketing Turístico: Receptivo e Emissivo: um roteiro estratégico para projetos mercadológicos públicos e privados; revisão Janice Yunes Perim. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
Professora: Bruna Moury 3º Período (Manhã)
Capítulo 8: O Trade Receptivo
8.1 ORGANIZAÇÕES PARTICIPANTES DO TURISMO RECEPTIVO (p.127 a 129) Neste subtítulo aborda-se um quadro das atividades econômicas envolvidas no turismo que “procura refletir a realidade econômica e mercadológica de alta complementaridade que caracteriza a atividade turística.” (p. 128)
Relacionando essas atividades são caracterizadas as três fontes:
“O grupo caracterizado como Fonte Exclusiva reúne as organizações que se relacionam estreitamente com o turismo, cuja atividade é característica ao setor.
O grupo caracterizado com Fonte Complementar reúne as organizações que se relacionam com o turismo, mas não dependem inteiramente do setor, pois sua renda ou atuação é compartilhada com outras fontes.
Finalmente, o grupo caracterizado com Fonte Alternativa reúne as organizações que se relacionam com o turismo apenas em situações especiais e eventuais, como, por exemplo, a necessidade de serviços de uma baby-sitter.” (p.127)
8.2 AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA POSIÇÃO DO MERCADO TURÍSTICO (p.129 a 130)
Para desenvolver uma estratégia de marketing em um negócio, a localidade é essencial e serve como um apelo forte quando apoiado aos Fatores de Atratividade.
“Dentre os procedimentos utilizados pelas localidades e