Os principais conceitos e aplicações do marketing de serviços, na ótica do gestor.
Para conseguir ter estabilidade financeira, os hotéis começaram a agregar mais serviços para aproveitar a sua estrutura, antes utilizada apenas como hospedagem.
Assim surgiu uma nova maneira de aproveitar o período de baixa temporada, a promoção de eventos sociais, comerciais e programas especiais de hospedagem.
Nesta atividade vamos analisar as características desses serviços e os desafios encontrados pelos gestores de hotéis para transformar um negocio criado para hospedar com conforto em um grande espaço que agrega muito a eventos sociais e empresariais.
Principais características dos serviços nas ações dos gestores de hotéis
Os eventos representam uma ótima oportunidade de negócios aos hotéis, pois além de incrementar o orçamento garantem a sustentabilidade do empreendimento nos períodos de baixa temporada. Para Petrocchi (2002, p.125)
Os eventos são uma alternativa de receitas para a hotelaria. Mesmo hotéis de pequeno porte, com disponibilidade de espaços modestos, poderão abrigar reuniões de empresas, programas de treinamento profissional e seminários. Os empreendimentos de maior porte possuem espaços projetados para os eventos.
Vale destacar que cada hotel deve trabalhar e gerar oportunidades conforme a sua localização, isto é afirmado por Vaz (1999, p. 79) que destaca que “cada localidade deve avaliar, a partir dos seus atrativos, quais benefícios oferece ao consumidor e quais necessidades está apta a atender.”
Ou seja, não adianta oferecer um serviço onde não seja possível agregar a sua estrutura para atender as expectativas do cliente, é preciso muita estratégia.
A gestão hoteleira é muito complexa, exigindo postura estratégica, no sentido de tornar a organização atenta