O Desafios dos Gestores de Hoteis
Aluno: Reinaldo Cury Batista
Disciplina: Marketing de Serviços
Introdução
Diante de um mercado competitivo, como o de serviços, sendo o ramo hoteleiro parte integrante do mesmo, a necessidade da visão clínica, analítica e visionária do gestor, é cada vez mais requisitada para o sucesso do empreendimento.
Nas próximas linhas, abordaremos, de forma breve e sucinta, as principais características dos serviços nas ações destes profissionais – gestores de hotéis –, e os desafios que os mesmos precisam superar.
Espero que, ao final deste, possamos identificar e nos posicionar quanto à capacidade dos gestores [de hotéis], perante o dia-a-dia atribulado e os “bastidores” do mercado hoteleiro [no quesito marketing].
Sente-se, relaxe, e boa leitura!
Principais características dos serviços nas ações dos gestores de hotéis:
Cada vez mais nos deparamos com diferencias tangíveis junto aos empreendimentos hoteleiros, ao menos naqueles que buscam estar entre os hotéis mais lembrados, uma vez que, quando se trata de hospedagem (lazer ou negócios), lembramos, muitas vezes por um simples “flash” do subconsciente, de referências, sejam elas por indicações de colegas, comerciais (tv, revistas, internet), ou ainda, pelo histórico de uma hospedagem.
Diante de um “produto” intangível, o diferencial está, não apenas na qualidade do serviço prestado – uma vez que a inseparabilidade dificulta a possibilidade de aprovação prévia, pois o produto (serviço) é produzido no mesmo tempo que é consumido –, mas sim, na estrutura, na comodidade, na localização, no conforto e até, porque não, no café da manhã incluso!
O mercado hoteleiro demanda de inovações constantes para suprir o quesito “que vantagem eu levo”, implantado na mentalidade do consumidor.
Além da competitividade, há de se preocupar, também, com heterogeneidade, no quesito atendimento ao cliente, uma vez que, o