introducao ao turismo
(Cobra, 1992)
Introdução Diversos métodos e procedimentos podem levar a um aperfeiçoamento do sector turístico.
Estes métodos podem, igualmente, ser aplicados em agências de viagens e turismo.
Tais procedimentos envolvem, basicamente, técnicas de marketing.
O objectivo principal para o uso destas técnicas é o de conhecer as necessidades do cliente e, deste modo, oferecer produtos que atendam a suas expectativas.
A partir da década de 50 introduziu-se o novo conceito de marketing na comercialização do turismo. Este novo conceito surge a partir da entrada de uma série de empresas no negócio turístico. Estas novas empresas, apesar de não pertencerem à actividade, tinham experiência noutros negócios e dominavam modernas técnicas de marketing.
A introdução de novas técnicas de marketing no turismo faz surgir na Europa Ocidental o conceito de produto turístico e o consequente desenvolvimento mundial do turismo, o qual, atinge seu auge no início da década de 70.
Neste período, deixa-se de olhar para dentro, ou seja, para o atractivo turístico, e passa-se a olhar para fora, isto é para o turista.
O processo de comercialização do turismo pode ser sintetizado nas seguintes actividades: • obtenção da informação para a tomada de decisão;
• preparação de um plano de marketing;
• execução dos diferentes programas do plano e,
• controle da gestão.
Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. As actividades de um gestor de marketing abrangem um leque muito alargado de actividades, desde