Análise SWOT
Muito antes de surgirem as organizações, estudar o inimigo e conhecer a si próprio se tornou uma grande ferramenta no planejamento e na estratégia de grandes pelotões, e que foi algo de extrema importância para se vencer batalhas e alcançasse a vitória. A competitividade das empresas nos últimos anos vem sendo considerada um fator primordial para a vitalidade das organizações e a análise de pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades se tornou uma ferramenta fundamental para que este processo aconteça.
O preço de venda é um fator que influencia o cliente em suas decisões de compra, pois, em mercados com um grande número de concorrentes, as empresas precisam ter certeza de que estão oferecendo a melhor oferta sem perder a lucratividade.
A falta de informações da maior parte dos empresários proprietários de micro e pequenas empresas sobre seus custos e sobre o mercado em que atuam faz com que tenham dificuldades na definição do preço de venda.
Desenvolvimento
A análise SWOT é uma dessas ferramentas que proporcionam ao gestor ou até mesmo o pequeno empresário a noção de como está sua empresa perante seus concorrentes fazendo assim que conheça e estude o seu comportamento.
A direção da empresa pode controlar o ambiente interno que quando se localiza um ponto forte ele deve ser incentivado até atingir seu ápice e caso um ponto fraco seja encontrado a empresa deve interagir e minimizar seus efeitos. O ambiente externo a empresa não possui o controle e desta forma ela deve estar sempre atento e monitorando com uma frequência elevada de fora que sabia utilizar-se das oportunidades e evitar que se nascem ameaças. Para montar a matriz SWOT, analise primeiro o ambiente interno de sua empresa, ou seja, verifique e escreva num papel quais são suas Forcas e Fraquezas.
As forças estão relacionadas às vantagens que sua empresa possui em relação aos concorrentes. Não somente sobre o produto, mas de uma