Introdução ao Turismo
Inês Ribeiro de Abreu
Introdução
O tema “Mudança Climática” tem vindo a ser posto em questão ao longo dos anos. Muitos pensam que este pode ser um dos principais acontecimentos provenientes do aquecimento global. Neste exercício temos como objectivo tentar explicar as mudanças climáticas, qual a relação entre o clima e o turismo e quais as potenciais consequências da mudança climática para o turismo.
Revisão Bibliográfica
O fenómeno da mudança climática, não é nada mais, nada menos, do que alterações que ocorrem no clima geral do planeta Terra, provenientes de fenómenos naturais ou maioritariamente, pelas ações do Homem.
As mudanças climáticas tornaram-se uma ameaça ambiental para o séc. XXI, com consequências a nível social, económico e ambiental.
Uma das áreas mais afectadas poderá vir a ser o turismo. No que toca à indústria turística o clima é um factor muito importante, por vezes imprescindível, na escolha do destino turístico. É o que Mill e Morrison explicam, "O clima é talvez o tema de marketing mais comum usado como base para a venda de uma região de turismo, uma vez que tem atrações turísticas adequadas" (Mill & Morrison, 2009, p. 20).
Ao longo dos últimos anos, as mudanças climáticas têm sido estudadas por pesquisadores de turismo de modo a examinar os seus impactos sobre a actividade turística. Estudos de impacto qualitativo das mudanças climáticas têm sido realizados para o Mediterrâneo, o Caribe, as zonas húmidas no Canadá e da costa alemã.
A Austrália tem sido identificado como o país que mais sofre com as mudanças climáticas. Temperaturas médias máximas e médias diárias anuais aumentaram em 0,75 ° C e 0,9 ° C, respectivamente, desde 1910. De acordo com o mais recente relatório de avaliação do IPCC, desde 1950, tem havido 0,4-0,7º C de aquecimento e um aumento no nível do mar de cerca de 70 mm em toda a Austrália.
Porém, poderão existir países que possam lucrar com as mudanças climáticas, como a Suíça.