Introdução ao turismo
Este trabalho foi efectuado no âmbito da cadeira de Introdução ao Turismo. A pedido da docente, foi pedido uma análise ao texto de Graça Joaquim, “ Da identidade à sustentabilidade”. Este trabalho vem de encontro ao pedido para a cadeira de Introdução ao Turismo.
Pretende-se uma análise ao texto dado.
O tema abordado neste texto, fala-nos do turismo rural, quais as suas vantagens e desvantagens, suas aplicações desde do seu aparecimento e como se poderá desenvolver no futuro. Será que é um turismo responsável? Como poderá ser visto como alternativo? Poderá ser visto como um concorrente ao turismo de massas ou com uma complementaridade? Será um turismo que poderá fugir a sua essência?
Partindo há análise do referido texto, o autor procura dar-nos uma abordagem ao turismo rural. Tem abordagens de outros autores ao tema. O porquê do seu aparecimento? Já nos anos 60 o turismo tem como factores o desenvolvimento económico, social e cultural. Mudanças de locais (aldeias piscatórias transformadas em aldeias turísticas, actividades de restauração, alojamentos). Os impactos físicos e ambientais vão ser afectados. Estas zonas vão sofrer “cargas” elevadas a nível turístico e ecológico. Vai trazer impacto com a forma de vidas tradicionais, rendimentos das famílias.
O início dos anos 80 vem trazer também a nível internacional a sua aposta, com a progressiva organização turística por parte dos países emissores. As causas ambientais começam também a dar os primeiros passos, muito por causa dos impactes físicos e ambientais dados nos anos 70 por uma massificação turística. O seu aparecimento vem de encontro a um tipo de turista que tem mais consciência (ora com mais formação ou mais conhecimentos). Vai ter uma conscientização mais ecológica. A forma de tratamento, que é visto um hóspede em vez de visitante (turismo de massas). A sua envolvência com o local torna-se logo à partida com a “conscientização” com o local.
Isto vem de encontro