Custos e oportunidades
KENIA MARIA LUCKMANN
CUSTOS DE OPORTUNIDADES
SÃO JOSE,
04/12/2012
Introdução
O custo de oportunidades tem sempre uma grande aplicação na vidas das empresas e das pessoas. Ele é amplamente utilizado, mesmo que intuitivamente nas decisões tomadas diariamente. Pode ser aplicado em diferentes fases nos processos de decisão.
A contabilidade societária não o considera nos seus registros, assim ele não aparece na apuração de resultados que seguem os princípios de contabilidade geralmente aceitos.
Mas a contabilidade gerencial em alguns casos utilizam modelos de custos de oportunidades para a tomada de decisão, permitindo uma avaliação de resultados mais ampla e uma compreensão adequada do efetivo desempenho de uma entidade.
O custo de oportunidades deveria ter uma destacada relevância juntos aos contadores pois se eles conhecem a fundo o conceito, haveria um incremento nas avaliações gerencias de resultados ou em outras fases do processo decisório.
Conceito
O custo de oportunidade é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.
O custo de oportunidade foi definido como uma expressão "da relação básica entre escassez e escolha". São custos implícitos, relativos aos insumos que pertencem à empresa e que não envolvem desembolso monetário. Esses custos são estimados a partir do que poderia ser ganho no melhor uso alternativo (por isso são também chamados custos alternativo ou custos implícitos). Os custos econômicos incluem, para além do custo monetário explícito, os custos de oportunidade que ocorrem pelo fato dos recursos