Custo oportunidade
CONCEITUAÇÃO E CONTABILIZAÇÃO DO CUSTO DE OPORTUNIDADE
Ilse Maria Beuren
Contadora. Mestre em Administração -UFRS e em Ciências Contábeis no ISEC/FGV.
Doutoranda em Contabilidade e Controladoria na FEA/USP.
Professora Assistente da UFSC.
1.
INTRODUÇÃO
O objetivo do presente artigo consiste em analisar os principais conceitos de custo de oportunidade e a sua aplicabilidade no âmbito contábil.
Acredita—se que a aplicação do conceito de custo de oportunidade é de fundamental importância para que os relatórios contábeis possam ser mais úteis aos usuários da contabilidade.
A operacionalização adequada do conceito de custo de oportunidade na área contábil pode encontrar ampla aplicação especialmente como um instrumento de suporte nas decisões dos gestores das empresas.
Entretanto, o sistema contábil tradicional, quer com registros a valores históricos puros ou a valores históricos corrigidos, não contempla informações sobre os possíveis resultados na aplicação de recursos em utilizações alternativas. Por exemplo, se uma empresa aplica um montante de recursos em uma determinada alternativa de investimento, a Contabilidade não evidencia se o resultado auferido é inferior ou superior à aplicação deste mesmo montante de recursos em utilizações alternativas de investimento, com o mesmo nível de risco.
Um ponto que deve ser ressaltado é que a contabilização do custo de oportunidade não se limita apenas à sua importância na apuração do resultado econômico da empresa. A aplicação efetiva do conceito de custo de oportunidade na Contabilidade está, também, voltada a fornecer subsídios importantes para a avaliação de desempenho dos gestores, taxa de retorno nas decisões sobre investimentos, decisões do tipo comprar x fabricar, formação e acompanhamento do cálculo do preço de venda etc.
Nesse sentido, o presente artigo foi estruturado de modo a discutir, inicialmente, a abordagem econômica e