Marketing global
Parte B
1. Comente o trabalho desenvolvido pelo grupo.
Meu trabalho foi sobre a internacionalização da Marca Crocs no Brasil. A entrada da marca aconteceu no ano de 2007 com a instalação da fabrica na região de Sorocaba, interior de SP. Após quase três meses de fabrica, a instalação da parte comercial aconteceu em São Paulo no bairro da Vila Olímpia.
A Crocs surgiu da idéia de 3 amigos americanos esportistas com o intuito de fazer um sapato para esportes, principalmente pela sua aderência e antiderrapante. Em 2003 ela se torna um fenômeno nos EUA, e aos poucos se torna uma empresa bilionária, com mais de 700 produtos em sua carteira.
A introdução no Brasil veio com a proposta de produzir 3 milhões de calçados por ano e de 35% a 50% da produção direcionados para exportação. A fabrica inaugurou em 2007 com 80 funcionários trabalhando em turnos. O incentivo no governo em instalações de multinacionais no país atraiu os americanos que viram o Brasil como um mercado potencial.
Porem em 2008 a crise mundial afetou a Crocs, a fabrica brasileira tentou agüentar a onda que fecharam diversas fabricas pelo mundo. Entretanto a unidade brasileira não estava rendendo o que era esperado. As vendas e ações da Crocs caíram absurdo em 2008, fazendo a fabrica fechar e com isso a demissão de 55 funcionários.
O comercial continuou em São Paulo, e a marca passou a trabalhar apenas com importação de produtos, que agora estavam alocados em um armazém alugado, após alguns anos de estabilidade no mercado, a Crocs inaugura no Brasil seu armazém exclusivo na cidade de Sorocaba.
Hoje em dia a marca CROCS está presente em mais de 120 países, e são aproximadamente 21.000 pontos-de-venda, 138 lojas próprias, 164 quiosques e 76 unidades no formato outlet, além de 46 lojas virtuais da empresa. No Brasil, os calçados podem ser encontrados em mais de 900 pontos-de-venda (incluindo 27 lojas e quiosques próprios).
2. Qual a