Marketing - embalagem
Fernanda Ap. Neves
Natalia de Carvalho
Natalia Rocha
Nataliane C. Cardoso
Thainá Feitosa
Orientador: Prof° Marciano
EMBALAGEM
Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte das atividades para obtenção de notas, do curso de Logística da Etec Juscelino Kubitschek de Oliveira
Sumário
História da Embalagem4
Conceituação da Embalagem5
A Embalagem e Sua Importância Para o Produto7
Marcas e Embalagens10
Visão Geral da Embalagem11
Estética12
Externo12
Interno13
Conveniência14
Unidade de Consumo14 Preço14 Finalidade e Aplicação14 Reciclagem15
Tipos de Embalagem16
Designer da Embalagem18
A Importância da Cor no Designer da Embalagem20
Cores Quentes24
Amarelo24
Laranja24
Vermelho25
Cores Frias26
Azul26
Verde26 Roxo27
Conclusão28
Historia da Embalagem
A embalagem surgiu com as primeiras necessidades do homem, quando os nossos antepassados pré-históricos deixaram de ser nômades. Era preciso criar novos meios para procurar e conservar o próprio alimento - fossem eles animais caçados, ou verduras e legumes cultivados. Conchas, chifres e crânios de animais foram debelados até que o homem dominasse a arte da fabricação de cestos vegetais, e posteriormente, a fabricação de vasos de argila e ânforas, queimados ou não.
O grande responsável pelo desenvolvimento da embalagem, foi o comércio com suas viagens e caravanas que não só geraram novos itens de troca como a necessidade de melhor proteção para que os produtos resistissem ao transporte em distâncias mais longas.
Com o tempo, o mercado em escala global exigiu que surgissem novos materiais e técnicas mais eficientes de embalagens, de maneira que os processos de produção foram evoluindo do artesanal para o industrial. Ao redor de 1450, a impressão sobre papel ganha impulso com a invenção da prensa por Johann Gutenberg, aumentando assim a velocidade da impressão sobre papel e facilitando o processo de produção da embalagem.
A