A embalagem como instrumento de marketing
A embalagem como instrumento de marketing
A Importância da Embalagem para o produto
As embalagens vêm sendo consideradas como o maior veículo de venda e de construção da marca e da identidade de um produto. Alguns especialistas no assunto consideram que uma embalagem corresponde a um comercial de cinco minutos na gôndola do supermercado. Se considerarmos que cerca de 18 mil novos produtos chegam ao mercado anualmente, e que a grande maioria não aparece em comerciais de qualquer espécie, a embalagem cresce em importância. Na prateleira, a embalagem é o vendedor silencioso.
Cabe a ela atrair a atenção, despertar o interesse e o desejo, mostrar a qualidade do produto, ganhar do concorrente e fechar a venda em segundos. Atualmente a competição entre produtos similares se dá através do design. A originalidade e a identidade do produto deverão funcionar, em futuro breve, como fatores decisivos na escolha pelo consumidor. Além de serem bonitas e ter relação adequada com a marca, também devem possuir atributos que sejam perceptíveis com a praticidade, a conveniência, a facilidade de uso.
O Modo Correto para se produzir uma embalagem
Primeiro passo para saber se uma embalagem é de fato eficiente é saber se ela agrada seu publico alvo e para isso é que existe teste de publicidade. Crie a embalagem e faça uma amostragem com seu publico alvo e observe suas opiniões. Isso deve acontecer antes da embalagem chegar ao mercado, para que possa fazer as modificações necessárias.
Uma embalagem deve ser eficiente quanto a seu conteúdo. Você deve de cara saber o que há no conteúdo e não precisar reler várias vezes para entender. Deve chamar também a atenção do cliente por meio de cores, sendo elas mais fortes ou não. Se você pensar um pouco vai notar que as embalagens mais marcantes do mercado fazem combinações de cores intensas e relacionadas com o tema. A cor