Marketing educacional
Neste trabalho falaremos sobre o começo do Marketing, passando para o Marketing Educacional e qual a sua importância na escola.
A base do trabalho foi feita sobre a obra de Marcos Cobra, “Marketing Educacional”.
Podemos perceber que todas as áreas da nossa vida desde a 2º Guerra Mundial necessitam de Marketing, umas já estão mais avançadas, mas no caso Marketing Educacional ainda se precisa de muita orientação, tanto para as escolas como para as instituições.
Mas o que casa instituição precisa parar para se preocupar antes de qualquer marketing ser exercido sobre a sua empresa, é cuidar dela, professores, funcionários, administração, todos precisam acreditar que a sua instituição o melhor crescimento intelectual que um pai pode oferecer para o seu filho, porque a partir desse ponto, poderemos transmitir ao público-alvo, que a nossa instituição é a melhor, e um diferencial, “nós acreditamos nela”.
PALAVRA – CHAVE: Marketing – Marketing Educacional – Escola – Gestão Escolar - Pedagogia
INTRODUÇÃO Segundo Marcos Cobra, (1998), marketing “é mais do que uma forma de sentir o mercado – é um compromisso com a busca da melhoria da qualidade de vida das pessoas”, ou seja, “é uma forma de sentir, perceber e se comunicar com o mercado, tentando gerir a capacidade de demanda de bens e serviços.”. No entanto, para chegarmos à atual definição de marketing, passamos por várias etapas, que envolvem as próprias transformações de seu conceito e o de público no percurso histórico, econômico, social e cultural contemporâneo. No decorrer do trabalho veremos que o Marketing Educacional está nas escolas e instituições há tempos, mas ninguém ainda tinha dado essa nomenclatura ou percebido a existência e a suma importância. Importância tal que o orientado é que nenhum estabelecimento viva sem Marketing, assim podemos afirmar que as escolas e instituições se encaixam nesse grupo, que a cada dia aumenta. Tudo nos leva a simples perguntas,