Marketing Educacional
No Brasil teve inicio no ano de 1954, quando a fundação Getúlio Vargas (FGV), trouxe ao país um grupo de professores norte- americanos para ministrar diversas aulas e palestras sobre marketing.
O termo marketing foi introduzido no Brasil com significado inicial de mercadologia, depois como mercadização, para somente a partir da década de 1970 ser mantida como Marketing.
Histórico
Tudo começa a mudar na gestão de Fernando Henrique Cardoso, com Paulo Souza no Ministério da Educação.
O país presenciou uma abertura sem precedentes no setor educacional privado.
Vantagens que a expansão e a abertura do mercado trouxeram para o setor. Atendimento a toda uma demanda reprimida de alunos( acesso ao ensino superior a um maior número de pessoas de classes sociais menos favorecida)
Educação Superior
Educação Superior sempre foi um bom negócio, mas estava restrito a poucos privilegiados
A burocracia do MEC e a exigência de que as instituições superior tinham que ser sem fins lucrativos não animava o empresariado brasileiro, a investir no setor.
Hoje o setor da Educação Superior movimenta 15 Bilhões de reais ao ano, com possibilidade de dobrar nos próximos 5 anos.
Educação Superior
O número total de matrículas no ensino superior brasileiro superou os 7 milhões no ano passado e cresceu 81% entre 2003 e 2012.
Os mais de 7 milhões de universitários brasileiros estão distribuídos em 31.866 cursos oferecidos por 2.416 instituições (304 públicas e 2.112 particulares).
Hoje o setor da Educação Superior movimenta 15 Bilhões de reais ao ano, com possibilidade de dobrar nos próximos 5 anos.
Educação Superior
Conceitos e Definições
Marketing é a análise, planejamento, implementação e controle de programas, para causar trocas voluntárias de valores com mercado alvo e alcançar os objetivos
O marketing envolve e programa as ofertas da instituição para atender as necessidades e os desejos de mercado alvo, usando preço, comunicação