Marketing Educacional
WEB Marketer Pedro Mizcci Majeau "Toda vez que você ver um negócio de sucesso, tenha certeza que é porque alguém tomou, algum dia, uma decisão corajosa. ”
Peter Drucker
Pai da Gestão Moderna
Presidente honorário da Drucker Foundation
Escreveu mais de 30 livros
O que sua instituição de ensino vende?
Para responder a esta pergunta basta ver as publicidades das instituições de ensino em revistas, jornais, TV, outdoors e se intensificando agora a internet. As instituições de ensino estão vendendo características ao anunciarem sua estrutura, o nível acadêmico de seus docentes, as parcerias, etc. E não estão vendendo os RESULTADOS conquistados pelos clientes que as contrataram!
Ainda existe resistência no comando das instituições de ensino em adotar um posicionamento de discurso e prática de excelência empresarial. Tratar o aluno efetivamente como cliente e cuidar do negócio de ensino parece muito capitalista, ou menos ético, para parte dos acadêmicos que estão no comando.
As escolas ainda não estão entendendo como pensam a Geração Y e continuam com um discurso muito sem sintonia com este público principalmente quando buscam promover a Instituição de Ensino Superior em vez de adotar uma comunicação que vende os resultados conquistados na vida pelos seus alunos!
Como comunicação é o que chega, é que se percebe pelo mercado, e o que está se vendendo não está sendo percebido como vantajoso pelos clientes na área de ensino, vemos muitas vezes sobra de vagas, ou até cursos sem quórum para ter o 1º ano.
“49 em cem vagas do ensino superior do Brasil ficam ociosas”
“As universidades federais, por exemplo, contabilizam 7.387 vagas não preenchidas versus 1,442 milhão de vagas com funcionamento autorizado nas instituições privadas e não preenchidas”
Simone Harnik – Repórter de Educação e Vestibular
Karina Yamamoto – Editora do UOL Educação
Censo da Educação Superior
Instituto Nacional de Estudos e