Marketing educacional
Faculdade de Educação – FACED
José Luiz dos Santos Neto
Linha de pesquisa: Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola
Eixo: Educação ambiental, juventude, arte e espiritualidade
Fortaleza – Ce
2014
2
1. TÍTULO
A importância da arte na educação: Uma fonte de transformação e integração.
2. RESUMO
Este trabalho vem investigar a importância da arte na educação e o quanto ela é fundamental na formação dos alunos. Esse estudo traz informações importantes para os gestores e professores terem um olhar em especial com o trabalho artístico na escola até porque a arte é um dos elementos que contribuem para a integração dos alunos e o desenvolvimento da inteligência. O trabalho também mostra como a arte pode interferir na inclusão social. Em algumas comunidades carentes o trabalho com as artes é de grande importância, os jovens que vivem no meio das drogas e da violência vê a arte como um refúgio e uma esperança na transformação desse ambiente.
Palavras-chave: Arte. Desenvolvimento. Transformação.
3
3. INTRODUÇÃO
Esse estudo iniciou a partir de um questionamento sobre a importância da arte nas escolas, algumas instituições veem apenas como diversão. A arte é a forma primaria da comunicação. A aparição da arte surgiu desde os homens das cavernas. Eles tinham o costume de interpretar e atuar uns aos outros. Ela tinha o intuito de exteriorizar as emoções, alegrias, tristezas, o que era indispensável a vida grupal.
A arte aparece de diversas formas, através da dança, da música, do teatro, entre outras. Essa é uma forma transmitir os sentimentos. Um sujeito que tem contato cedo com as artes, tem uma maior autonomia, uma maior criticidade frente as questões sociais que o cerca, formando assim um agente socializador e transformador. Lowenfeld e Brittain afirma que:
“A arte desempenha um papel potencialmente vital na educação das crianças. Desenhar, pintar ou construir constitui um processo complexo