Marketing do Consumidor
PROF. MARCUS SALDANHA DA GAMA GUEDES NOGUEIRA
ALUNA FÁBIA GARCIA FERREIRA
RGM 307663
ATIVIDADE – UNI I
Faça uma pesquisa na internet ou em revistas, livros e jornais com o objetivo de trazer dados estatísticos e exemplos práticos de estratégias corporativas focadas na geração Z. Depois faça as considerações através daquilo que foi discutido nas aulas.
Conhecidos como geração Z, são críticos, dinâmicos, tecnológicos e tendem a transformar as intenções ecologicamente corretas de agora em hábito, preferência e ações. Nascidos a partir de meados dos anos 90, esses ainda meninos e meninas lêem atenciosamente os rótulos, se preocupam efetivamente com o meio ambiente, são ensinados desde a escola da importância da natureza e, principalmente, já incluem no cotidiano os costumes de uma vida sustentável. Depois da geração Y gerar discussão no ambiente corporativo, chegou a vez da geração Z, crianças que nasceram a partir de 1995, em um mundo globalizado, interconectado e tecnológico. Esses jovens não conseguem sequer imaginar passar um dia sem internet ou telefone celular, supervalorizam a comunicação e não estão acostumados com barreiras. É com essa mesma postura que eles chegam ao mercado de trabalho.
Essa nova geração causa reações variadas no meio corporativo, que vão do otimismo à desconfiança. Um jovem conectado a todas as mídias, a tudo o que está acontecendo e que realiza várias tarefas ao mesmo tempo é peça importante na empresa, visto que ele é “multitarefa” e está sempre atualizado. O cuidado que se deve ter com esse profissional é mantê-lo focado em suas atividades para que não se torne disperso. No entanto, uma característica desse jovem ainda causa resistência nas empresas, principalmente as mais conservadoras: a necessidade constante de se comunicar e sanar dúvidas. Com isso, os jovens profissionais tendem a se dirigir diretamente a seus superiores e solicitar explicação para tudo que está sendo pedido a eles. Para algumas