Marketing de serviços
Para o Marketing de serviços não basta somente a utilização dos 4 Ps, seja serviço em sua categoria pura, ou somado ao consumo de bens ou serviços Nasce assim os “Novos” Ps de marketing, que enquadram resultados positivos e abangentes ás organizações.
• 5º P – Processo,
• 6º P – Paupabilidades ou evidências físicas,
• 7º P – Pessoas
• 8º P – Produtividade
5º P – Processo A criação e entrega de elementos do produto/serviço aos clientes exigem o projeto e a implantação de processos eficazes.
6º P – Paupabilidades ou evidências físicas
Pistas visuais ou outras pistas tangíveis que ofereçam evidências da qualidade da marca. Dentre elas: edifícios, jardins, veículos, mobília, selos, informação facilmente visível, membros do quadro de pessoal, vestimentas, identidade visual e outras indicações visíveis fornecem evidências tangíveis da qualidade de uma organização. Tais evidencias podem muitas vezes exercer um forte impacto sobre as percepções do mercado que serão responsáveis pelo poder de uma marca.
7º P – Pessoas
Este certamente desempenha mais de 70% do sucesso das empresas. Se trata dos profissionais, colaboradores ou funcionários e, às vezes, outros clientes envolvidos na produção de um bem ou serviço.
8º P – Produtividade e qualidade
Produtividade – O grau de eficácia com que os insumos de uma empresa são transformados em produtos/serviços que adicionam valor para os clientes.
Qualidade – O grau em que um produto ou serviço satisfaz os clientes ao atender suas necessidades, desejos e expectativas.
Produtividade e qualidade, muitas vezes abordadas em separado, devem ser vistas concomitantemente,