Comportamento do grupo e novas tendências do comportamento organizacional
As pessoas tendem a organizar-se naturalmente em grupos e boa parte do dia-a-dia no trabalho consiste em atuar em grupo.
DEFINIÇÃO
“Grupo é um conjunto de dois ou mais funcionários que interagem entre si, de tal maneira que o comportamento e desempenho de cada um é influenciado pelo comportamento e desempenho do outro”.
POR QUE AS PESSOAS SE REUNEM EM GRUPOS * segurança: reduz a insegurança de estar sozinho, sentem-se mais fortes, têm menos dúvidas e se toram mais resistentes às ameaças. * status: a inclusão em um grupo considerado importante pelos outros proporciona reconhecimento e status. * autoestima: os grupos podem dar a seus membro uma sensação de valor próprio. * associação: as pessoas apreciam a interação com os outros dentro do grupo, está interação é uma fonte de satisfação de suas necessidades de associação. * poder: coisas que não são obtidas individualmente tornam-se possíveis através da ação grupal. * alcance de metas: para realizar uma determinada tarefa, há ocasiões em que é preciso mais de uma pessoa, pois há necessidade de talentos, conhecimentos ou poderes para atingir a meta, para isso é utilizado um grupo formal.
TIPOS DE GRUPOS
* formais * informais
* Grupos formais são aqueles criados pela administração para desempenhar determinadas funções da organização e podem ser: * Grupos funcionais: são as equipes de departamentos estáveis e que por sua vez, se subdividem em grupos menores. Podem operar como sistemas hierárquicos (chefias) ou ser auto-geridos * Grupos de administração: são formados por pessoas com cargos de chefia * grupos temporários: são formados para cumprir tarefas específicas (projetos) e se extinguem depois disso * comissões e comitês: são grupos permanentes, porém de constituição “móvel”; o grupo permanece, os membros mudam
* Grupos informais são