Marketing de relacionamento
Marketing de relacionamento: conceitos, tipos e características
Titulo:
A Importância do marketing de relacionamento
Objetivo:
O objetivo deste trabalho é mostrar que o marketing de relacionamento pode ser utilizado nas empresas para fazer com que o seu alvo de vendas e de fidelização aos clientes seja atingido.
Justificativa:
Com o surgimento de blocos econômicos e os avanços tecnológicos, cada vez mais presentes, podemos dizer que todas as Empresas devem aperfeiçoar-se conforme as novidades diárias do mercado. Por isso mostraremos que o marketing de relacionamento é uma ferramenta que veio para somar se tornando necessária e praticamente obrigatória nas empresas atualmente.
Conceito:
Iniciado na década de 70, o estudo do Marketing de Relacionamento surgiu com a percepção da importância em se melhorar as transações comerciais entre empresas e clientes. O Marketing de Relacionamento se tornou fundamental para a interação bem-sucedida e de longo prazo na relação de troca comercial de produtos e serviços. Para o sucesso dessa interação, um longo e árduo caminho se desenvolve e necessita da participação de todos os colaboradores envolvidos, independente da hierarquia. (MCKENNA, 1993).
As organizações precisam prestar muita atenção na taxa de consumidores perdidos e tomar providências para reduzi-la, pois, de acordo com Kotler (1998, p.619), “o custo de atrair novos consumidores é cinco vezes maior que o custo de manutenção do atual consumidor.” Logo, é necessário muito esforço para induzir consumidores satisfeitos a abandonar seus fornecedores atuais, situação que se agrava em mercados altamente competitivos.
Dias (2003, p.06) concorda com o conceito proposto por Kotler (1998, p.619) ao afirmar que “o marketing de relacionamento é um conceito (...) motivado por pesquisas que indicavam que conquistar um novo cliente custava em média, cinco vezes mais que reter um cliente”.
Gonçalves (2002) define o Marketing de Relacionamento como