Correias
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET)
CORREIAS
Equipe:
Ana Eliza M. Bastos - 921398-8
Júlio César F. da Silva – 814238-6
Keila C. C. Ramos – B005EA-9
Luiz Cláudio Gonçalves – 766012-0
Michel Felipe L. C. dos Santos – 731623-2
Paulo Roberto Ap. de Oliveira – B0294E-4
Renato de Oliveira Santos - 811156-1
Silas Botarelli – 837382-5
Engenharia de Produção Mecânica – 7° Semestre
Jundiaí
Maio / 2011
Resumo
A função das correias é transmitir força e potência de um motor a um determinado sistema, por possuírem um sistema simples, eficiente e econômico são vastamente utilizadas em diversos segmentos industriais.
Umas das vantagens de sua utilização é a existência de diversos modelos, como: correias planas, trapezoidais simples e conjugadas, dentadas ou ranhuradas, o que possibilita que sejam aplicadas a diferentes tipos de sistema. Podem ser utilizadas entre eixos relativamente afastados, propiciando maior flexibilidade do posicionamento dos elementos motrizes e das máquinas conduzidas.
No estudo realizado, ressaltamos aplicação das correias em V, muito utilizadas com motores elétricos para acionar sopradores, compressores, ferramentas, máquinas agrícolas e industriais, entre outros. São fabricadas em comprimentos e dimensões de seção transversal padronizadas. Elas operam bem com pequenas distâncias entre centros. Sua vida útil é fortemente afetada pela temperatura.
As diversas vantagens apresentadas pela aplicação das correias comparadas a outros sistemas de transmissão de movimento fazem delas ferramentas de sucesso.
Sumário
1. Introdução p. v
2. Correias p. vi
3. Vantagens e desvantagens do uso de correias p. vii
3.1 Vantagens p. vii
3.2 Desvantagens p. vii
4. Correia dentada p. viii
5. Correias em V p. ix
6. Escolha e acoplamento da correia p. x
6.1 Correia em couro p. x
6.2 Correia em borracha e balata p. x
6.3