Correias
INTRODUÇÃO: Correia na mecânica, é uma cinta de material flexível, normalmente feita de camadas de lonas e borracha vulcanizada, que serve para transmitir a força e movimento de uma polia ou engrenagem para outras.
A origem e a difusão do uso das correias industriais remetem à revolução industrial.
FUNÇÃO: As correias industriais surgiram justamente com o objetivo de proporcionar que todas as engrenagens do maquinário de uma fábrica trabalhem corretamente, sem que haja sobrecargas ou atrasos em alguma etapa.
PRINCÍPIO: As correias planas foram as primeiras da séries de correias industriais a serem usadas na indústria moderna.
Depois surgiram as correias industriais em V.
DEFINIÇÃO:
Correia é o elemento flexível, que pode ser composta de vários materiais e formas, responsável pela transmissão de rotação entre duas árvores paralelas ou reversas. Em sua forma mais simples, a transmissão por correias é composta por um par de polias, uma motriz (fixada ao eixo motor) e outra resistente.
USOS: A transmissão por correia é bem adequada para utilizações em que a distância entre eixos rotativos é grande,
VANTAGENS: É usualmente mais simples e mais econômica que as outras formas alternativas de transmissão de potência. a transmissão por correia frequentemente elimina a necessidade de um arranjo mais complicado de engrenagens, mancais e eixos. são usualmente silenciosas, de fácil reposição e, em muitos casos, em função da sua flexibilidade e capacidade de amortecimento, reduzem a transmissão de choques mecânicos e vibrações espúrias entre eixos.
A simplicidade de instalação, as exigências mínimas de manutenção, a alta confiabilidade e a adaptação a uma variedade de aplicações, também são características da transmissão por correia.
FUNCIONAMENTO: A transmissão de potência no conjunto só é possível quando existir atrito entre polia e correia, e o mesmo é obtido através