Marketing de Relacionamento para Políticos
Superior de Tecnologia em Gestão de Marketing
ATPS de Gestão de Relacionamento
Autora: Bárbara A. Braga RA 2978563039
São Paulo, 2015
A importância do Marketing de Relacionamento na carreira política.
O mundo corporativo já tem ciência da importância do Marketing de relacionamento para a fidelização de clientes com sua marca, serviço ou produto. Porém, este tipo de marketing foi incorporado no mundo político, com o intuito de fidelização dos votos, pois para um político, tão importante quanto vencer uma eleição, é garantir a reeleição.
Então, os políticos buscaram “conhecer” seu eleitorado, para entender qual tipo de comunicação é mais eficaz e principalmente transmitir confiança. Este método, não é só utilizado no período de eleição, como também nos anos em que o político permanece em seu cargo, a fim de dar continuidade ao marketing de relacionamento com seu eleitorado.
O principal impulsionador deste método, é da descrença dos brasileiros para com seus políticos, logo, não é tão fácil fazer com que acreditem em suas propostas, desta forma, é necessário que o político crie “laços” para que entenda quais as reais necessidades da população. O Marketing de relacionamento só terá sua eficácia garantida, quando o político cumpre o prometido em sua campanha, caso isto não aconteça, o trabalho da equipe dobrará, para trazer a população para perto.
Lembramos que, o objetivo do Marketing é identificar a necessidade e desejos não saciados, para atingir seu público específico, então, quando o político conhece seu eleitorado, entende qual a necessidade, desejo e ataca com esses objetivos, o eleitor tende a se aproximar. Quando sua promessa se concretiza, as chances deste eleitor votar novamente neste candidato, é maior.
Tão necessário quanto o marketing de relacionamento, é o marketing pessoal, pois o eleitor precisa saber que seu político possui uma vida integra e de bons costumes. Então, a equipe