Rastreabilidade em Metrologia Eletrica
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA
METROLOGIA ELÉTRICA
Rastreabilidade em Metrologia
Elétrica
Manuella Ferreira Siqueira
Jose Edson Ferreira
Guilherme Massao
Carlos Eduardo Porto
Campo Mourão
2015
1. Introdução
Durante o percorrer do século XX, o mundo obteve novos conhecimentos que permitiram grande desenvolvimento na área da telecomunicação, física, biotecnologia, genética, eletrônica, computação, informatica, astronomia, em suma, inúmeros campos da ciência. Tais campos utilizam grandemente a metrologia, e pode ser atribuído a ela grande parte de tais desenvolvimentos como reflexos da sua evolução.
Com a mudança da medição manual, para medições mais automáticas foi obtido grandes progressos em todas as áreas anteriormente citadas.
É importante enfatizar que com o crescimento industrial e consequentemente dos campos anteriormente citados torna-se necessário um maior controle de calibração para que não seja afetada capacidade de medição para grande parte dos processos.
Essa necessidade de precisão cada vez maior, coloca a metrologia em uma mão de duas vias onde cada vez mais a industria necessita de precisão para avançar em sua tecnologia, e a tecnologia torna cada vez mais precisas as medições.
Para que tudo isso citado possa ocorrer, em 1961, foi criado o INPM - Instituto
Nacional de Peso e Medidas, que se tornou o responsável pela introdução do sistema internacional de unidades (SI) em todo território nacional. Porem, com o passar dos anos, devido a corrida tecnológica e necessidade de maior precisão tornou-se necessário o surgimento do INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia,
Normalização e Qualidade Industrial. Este instituto foi criado em 1973 com a finalidade de fortalecer as empresas nacionais devido a melhoria na qualidade dos produtos e serviços. Tais melhorias somente foram possíveis graças a cada vez mais rigorosa e precisa metrologia.
2. Rastreabilidade em
Metrologia Elétrica
2.1