Marketing database
“Imaginar um empresa sem database é o mesmo que iniciarmos uma viagem sem saber o destino nem ao menos o percurso. Pode ser interessante em termos de aventura. Mas extremamente arriscado em termos de sobrevivência.” Geraldo Roberto Banas
Desde que o homem estabeleceu os primeiros processos com o comércio, antigamente conhecido como escambo, o relacionamento com foco no cliente estaria criado. Desde então os conceitos são aplicados e reestruturados criando uma evolução natural das relações comerciais entre as pessoas. Nesse estágio tão sofisticado do processo de relacionamento com os clientes, temos com protagonista principal a tecnologia.
Nos dias de hoje a palavra globalização está em evidência. No início parecia que tal não teria tanta importância, hoje é de extrema relevância para a continuidade no mercado e sobrevivência das pessoas e das empresas. A globalização trouxe consigo integração social, política e econômica consequentemente a abertura dos mercados e aumento da concorrência entre os países e as pessoas do mundo todo.
Devido à abertura dos mercados, consumidores passaram a ter mais opções de ofertas, deixando assim o mercado vulnerável devido não existir mais fidelidade entre cliente x empresas. Desde então, as empresas passaram a se preocupar mais com seus consumidores.
Através da busca da satisfação das necessidades de seus clientes, empresas estão cada vez mais querendo posicionar-se no mercado, buscando sempre maneiras diferentes de relacionamento com seus consumidores. Assim, passam a ampliar não só mercados, mas como também fidelizar clientes e tornando-as cada vez mais competitivas.
Microcomputadores passaram a ser usados no final da década de 70, desde então com a evolução dos mesmos passaram a ser cada vez mais utilizados nas organizações devido sua capacidade de processamento e armazenagem de dados e informações. Hoje conhecida como “Era da Informação” empresas que investem na busca por informações e seus processamentos