Estudante
A IMPORTÂNCIA DOS HIDROCARBONETOS
Manaus, dia 29 de Março de 2012
INTRODUÇÃO
Os hidrocarbonetos são importantes e estão muito presentes em nossas vidas, os hidrocarbonetos estão em todos os lugares como nos combustíveis, propano, petróleo, plásticos, solventes, carvão etc. então eles tem sua importância concretizada nos dias de hoje.
DESENVOLVMENTO
Os hidrocarbonetos são compostos químicos formados unicamente por átomos de carbono e hidrogênio, estando presentes na natureza como constituintes da matéria orgânica de origem animal e vegetal e como principais componentes dos combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão).
Os hidrocarbonetos naturais são compostos químicos constituídos por átomos de carbono ( C ) e de hidrogênio ( H ), aos quais se podem juntar átomos de oxigênio ( O ), azoto ( N ) e enxofre ( S ).
São conhecidos alguns milhares de hidrocarbonetos. As diferentes características físicas são uma consequência das diferentes composições moleculares. Contudo, todos os hidrocarbonetos apresentam uma propriedade comum:"ardem", isto é, oxidam-se facilmente libertando calor, são combustíveis.
Os hidrocarbonetos, em termos da química do carbono, são compostos cujas moléculas são constituídas exclusivamente por átomos de carbono e hidrogénio. Os milhares de hidrocarbonetos conhecidos diferenciam-se uns dos outros, pelas propriedades físicas e químicas que apresentam. Com o objectivo de facilitar o seu estudo, os hidrocarbonetos podem-se classificar da seguinte forma: I) Cadeia aberta (cadeia linear, caso do metano e pentano cujos modelos de moléculas estão representados na figura abaixo): 1) Alcanos - são hidrocarbonetos saturados só com ligações simples (exemplos: metano (CH4) e pentano (CH3-CH2-CH2-CH2-CH3), 2) Alcenos - são hidrocarbonetos não saturados que apresentam uma dupla ligação carbono-carbono (>C=C<) (exemplo: eteno CH2 = CH2), 3) Alcinos - são hidrocarbonetos não saturados que