Resumo de economia
Concorrência pura ou perfeita é um tipo de mercado que há grande número de vendedores (empresas). O grande número de empresas nesse mercado faz com que elas sejam apenas TOMADORAS DE PREÇOS.
Nesse tipo de mercado prevalecem as seguintes premissas:
MERCADO ATOMIZADO – composto de grandenúmero de empresas, como se fossem ‘átomos’.
PRODUTOS HOMOGÊNEOS- não existe diferenciação entre produtos ofertados pelas empresas concorrentes.
NÃO EXISTEM BARREIRAS – para o ingresso de empresas no mercado.
TRANSPARÊNCIA DO MERCADO- todas as informações sobre lucros, preços etc. São conhecidas por todos os participantes do mercado.
Uma característica do mercado em concorrência perfeita é que, no longo prazo, não existe LUCROS EXTRAS ou EXTRAORDINÁRIOS, mas apenas os chamados LUCROS NORMAIS.
MONOPÓLIO
O Mercado Monopolista caracteriza-se por apresentar condições diametralmente opostas às da concorrência perfeita. Existe um ÚNICO empresário. Para que existam monopólios, deve haver barreiras que praticamente impeçam a entrada de novas firmas no mercado. Essa barreiras podem advir das seguintes condições:
MONOPÓLIO PURO OU NATURAL- ocorre quando o mercado, por características próprias, exige elevado volume de capital.
PATENTES- enquanto a patente não cai em domínio publico, a empresa é a única que detém a tecnologia apropriada para produzir aquele determinado bem.
CONTROLE DE MATÉRIAS-PRIMAS BPASICA- por exemplo, o controle das minas de bauxita pelas empresas produtoras de alumínio.
OLIGOPÓLIO
É um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno número de empresa que dominam a oferta de marcado. Ele pode ser definido como um mercado em que há pequeno número de empresas, como a indústria automobilística, ou então em que há grande número de empresas, mas poucas dominam o mercado, como na indústria de bebidas.
CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA
É uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o