Marketing Aplicado às Relações Públicas
Marketing Aplicado às Relações Públicas
Carta ao Professor Doutor Philip Kotler
Aldreen Staff
Bruna Tomasuolo
Flávia Felix
Juliana Denardi
Karinne Bezerra
Larissa Ifko
Nathalia Mazza
3° RPD
SÃO PAULO
2011
São Paulo, 10 de novembro de 2011.
Caro Professor Doutor Philip Kotler,
Somos do Corpo Diretivo da Faculdade Cásper Líbero, instituição com mais de 64 anos de atuação na área de Comunicação Social, mantendo a tradição de formar os mais renomados profissionais da área. O motivo do contato é levantar pontos de interesse mútuo entre as Relações Públicas e o Marketing identificados em sua mais recente obra: Marketing 3.0 - as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano.
Já é conhecido que as Relações Públicas e o Marketing convergem entre si em muitas instâncias. Aproveitamos para defender um pensamento proposto por James Grunig, um dos grandes pensadores que temos em nossa área atualmente, que acredita na independência das áreas de marketing e relações públicas, porém na existência de um estreito inter-relacionamento entre ambas as áreas de atuação.
Acreditamos também que os 10 credos do marketing, que o Prof. propõe em sua obra vão ao encontro das funções e habilidades pressupostas aos profissionais de relações públicas, como a predisposição a aceitar mudanças, a flexibilidade para lidar com situações adversas e a importância de buscar um bom relacionamento com os públicos como forma de perenizar o negócio.
Em seu livro, pudemos aprender muito sobre as novas tendências do marketing que, atrelado aos recursos tecnológicos e à participação dos consumidores no processo produtivo (colaboração), agora visa atender aos anseios dos consumidores com base em seus valores e crenças.
Ademais gostaríamos de parabenizá-lo pela interessante abordagem da pirâmide de Maslow invertida, que coloca a autorrealização como necessidade primária de todos os seres humanos. De fato, os consumidores não