O Brasil após a Segunda Guerra Mundial
- O Brasil após a Segunda Guerra Mundial
O contexto brasileiro
1.1 No século XX, o Brasil passava por um rápido crescimento urbano e industrial, difundiam-se os meios de comunicação de massa. O país havia participado ativamente no combate às forças nazifacistas na Europa.
O processo de redemocratização
2.1 No final de 1944, políticas liberais que se opunham ao governo de Vargas começaram a se articular, lançando o nome do brigadeiro Eduardo Gomes À sucessão presidencial. Pressionado por grupos políticas favoráveis à democratização, e também pelas manifestações estudantis, Vargas se antecipou e decretou um novo código Eleitoral.
2.2 De acordo com esse código, as eleições para presidente, e também para a Assembléia Constituinte, seriam realizadas em dezembro de 1945.
O afastamento de Vargas
3.1 A propaganda do Estado Novo influenciava fortemente as camadas populares e estimulava o queremismo, movimento em favor da permanência do presidente Vargas no poder cuja para de ordem era, queremos Getúlio.
3.2 Em novembro de 1945, os líderes do exercito brasileiro cercaram o palácio do governo, obrigando Vargas a renunciar.
O governo Dutra (1946-1951)
4.1 Em dezembro de 1945 foram realizadas eleições presidenciais e com o apoio eleitoral de Vargas, o general Dutra foi eleito.
4.2 Na política econômica do governo Dutra, foi adotado o modelo liberal, com abertura para o capital estrangeiro e a redução das tarifas alfandegárias que levaram ao aumento das importações. - A volta de Getúlio à presidência
Populismo e nacionalismo
5.1 Em 1950, Getúlio Vargas candidatou-se à presidência da Republica nas eleições diretas. Sua campanha populista garantiu a vitória eleitoral, e ele tomou posse em 1951.
5.2 Durante seu governo, o debate entre nacionalistas e liberais se agravou, principalmente entre os militares.
5.3 A maioria das discussões eram