Mariposa
Sendo um dos desportos mais praticados no mundo, a natação está presente ao longo da nossa vida. No ventre da mãe o bebé dá as primeiras braçadas, posteriormente, aparecem os banhos e mergulhos no mar, no rio, ou mesmo, na piscina.
Hoje em dia a natação, nas suas várias modalidades, pode ser vista como um método de recreação, um desporto e ainda para salvar pessoas do afogamento, poderá também ser importante em actividades piscatórias ou em pesquisas científicas marítimas. A natação é portanto uma actividade que pode ser simultaneamente útil e recreativa. A natação era originalmente um meio de sobrevivência do homem, que em tempos primitivos precisava de fugir de animais maiores ou procurar alimentos por entre rios e lagos .
História:
A natação já é conhecida desde os nossos antepassados através de algumas pinturas rupestres.
A natação de competição na Europa começou por volta do ano de 1800, na sua maioria utilizando o estilo bruços. Posteriormente em 1893 John Arthur Trudgen, apresentou o estilo Trudgen, após ter copiado o estilo Crawl usado pelos Índios Nativos Norte-americanos, criando uma ligeira variante do mesmo. Devido ao repúdio dos britânicos pelos salpicos, Trudgen empregou a pernada de bruços no lugar do batimento de pernas convencional do crawl. A natação fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896, em Atenas. Finalmente em 1902 Richard Cavill introduziu o crawl e em 1908, foi fundada a Federação Internacional de Natação (FINA). O estilo mariposa foi desenvolvido na década de 1930, que no início surgiu como uma variante do estilo de bruços, até que foi aceite como um estilo distinto, em 1952. O estilo mariposa compete-se em distâncias de 50m, 100m e 200m.
Mariposa, o mais recente dos quatro estilos e que se pressupõe ser o segundo mais rápido. Exige muita força e uma sincronização perfeita entre o movimento dos braços e pernas (conhecido como o batimento de golfinho). A última fase da propulsão dos