Margarete
Para o desenvolvimento e completa realização deste curso, é extremamente necessário um planejamento que se adapte as necessidades do local e o ambiente onde o curso será aplicado. Para isso, foi necessário embasar o modelo pedagógico ao qual o curso seguirá, e, para essa tarefa, o papel do designer instrucional se faz necessário.
Atualmente é possível encontrar diferentes definições para o designer instrucional. Mas podemos adotar a definição de Filatro para basear a produção deste curso:
“Ação intencional e sistemática de ensino, que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a utilização de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e produtos educacionais em situações didáticas específicas, a fim de facilitar a aprendizagem humana a partir dos princípios de aprendizagem e instrução conhecidos.” (FILATRO, 2004, p. 64) A partir deste conceito, pode-se definir o designer instrucional como o responsável pela criação e desenvolvimento de materiais pedagógicos e metodologias, de forma que direcione o educando ao conteúdo.
Portanto, com o objetivo de fundamentar os conceitos deste curso nos moldes da EaD, a figura do designer instrucional formulou, a partir dos dados disponibilizados pelo professor conteudista, os materiais e a metodologia com base nos conceitos da Educação à Distância e, com este material, desenvolveu, apoderando-se dos moldes já criados, os seguintes recursos de designer instrucional: o Mapa de Atividades, a Matriz de Designer e o Storyboard, os quais serão apresentados e explicados a seguir.
1.3.1 Mapa de Atividades
O desenvolvimento do Mapa de Atividades ocorre para que seja planejado detalhadamente as atividades do curso que será disponibilizado na plataforma on-line do curso. Nela estão detalhadas as unidades e sub-unidades, os objetivos específicos e as atividades teóricas e práticas de cada aula, com suas respectivas durações e avaliações.
Portanto, é no decorrer do Mapa de Atividades que o