METODOLOGIA
O método científico que ser[a empregada nesta pesquisa será o método hipotético-dedutivo. Este método, segundo Marconi e Lakatos (2003), explica que o único conhecimento real é o obtido pelos caminhos da ciência e da pesquisa científica. A única verdade segura é a que se pode avaliar objetivamente, independentemente do observador. Encontra resultados a partir da formulação e compreensão de hipóteses, submete as hipóteses a testes e comprovações, e busca regularidade e relacionamentos entre os elementos. E para o desenvolvimento desse método, será apropriado a pesquisa empírica de documentos:
(...) "a face empírica e factual da realidade; produz e analisa dados, procedendo sempre pela via do controle empírico e factual" (Demo, 2000, p. 21)
Desta forma, a partir do cruzamento de informações transcrevidas em documentos previamente analisados e comprovador, será formulada hipóteses visando chegar ao objetivo final. E para complementar, será utilizado os métodos de pesquisas de campo, que segundo Marconi e Lakatos:
“Uma pesquisa de campo é aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese, que se queira comprovar, ou ainda, descobrir novos fenômenos ou as relações entre eles.” (Marconi e Lakatos, p.34, 2003) A pesquisa de campo será desenvolvida em escolas com entrevistas com professores e alunos sobre o tema abordado, relacionando os depoimentos com documentos e laudos já realizados em outros trabalhos, para assim concluir uma pesquisa cada vez mais completa.
REFERÊNCIAS BIBLIGRÁFICAS:
DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.