Margarete Tarefa Sobre Novas M Dias
As novas tecnologias levaram à sociedade o acesso à informação em tempo instantâneo e modificaram a forma como o saber se redistribui. Especialmente, as formas de trabalho se modificaram, sendo a informação de valor precioso com relevância e também de utilidade na vida econômica.
Com essas mudanças faz-se necessária uma reflexão acerca das habilidades e competências que a educação, por meio de currículos escolares e formação de professores, precisa transmitir aos seus alunos.
Nesse contexto de mudança, um ente especial, o professor, precisa saber orientar os alunos sobre como obter informações, como tratá-las e utilizá-las, desempenhando um papel fundamental na aprendizagem e no encaminhamento das demandas individuais e de equipes. Há um desafio por parte das instituições educacionais em incorporar as novas tecnologias. Além de funcionarem como facilitadoras de todo processo, são também um conteúdo importante nas práticas pedagógicas.
EaD: Conceituação e suas tecnologias
A Educação a Distância – EaD tem início no século XIX com o uso do correio para transmitir informações e instruções aos alunos e receber destes as respostas para as lições propostas. Com o passar do tempo e a ampliação de possibilidades, a EaD foi sendo incorporada a diferentes recursos tecnológicos, em especial às Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs.
Educação a distância é assim denominada devido à noção mesma de distância física entre o aluno e o professor, podendo realizar-se pelo uso de diferentes meios (correspondência postal ou eletrônica, rádio, televisão, telefone, fax, computador, Internet, etc.) e técnicas que possibilitem a comunicação.
Segundo ALMEIDA (2002, p. 11), a distância geográfica e o uso de múltiplas mídias são características inerentes à Educação a Distância, mas não são suficientes para definir a concepção educacional. A par disso, a ótica presente na regulamentação do artigo 80 da LDB, do